Com barba longa e sobrancelhas marcantes — traços que dão aquela aparência única de vovozinho — o Schnauzer é uma das raças de cachorro mais populares do mundo!
<...
Com barba longa e sobrancelhas marcantes — traços que dão aquela aparência única de vovozinho — o Schnauzer é uma das raças de cachorro mais populares do mundo!





A variação Standard é a base de toda a raça de cães Schnauzer, e surgiu na região da Baviera, na Alemanha, ainda durante a Idade Média.
Devido à pelagem dura e densa, alguns estudiosos acreditam que estes cachorros tenham se desenvolvido a partir do cruzamento entre variações de Poodles e Spitzs.
No entanto, a teoria mais aceita é a de que os Schnauzers descendem dos Pinschers, cães alemães com uma estrutura corporal bastante semelhante à deles.
Essa relação explica por que o primeiro nome oficial da raça foi Pinscher de Pelo Duro, título pelo qual ainda são conhecidos em algumas partes do mundo!
Criados inicialmente como cães de fazenda, os Schnauzers ajudavam na vigilância de propriedades, no pastoreio, na caça a ratos e em diversas atividades nas antigas cocheiras.
Afinal, graças ao seu temperamento inteligente e obediente, eram os companheiros ideais para os cavalos, abrindo caminho e protegendo carroças em longas viagens.
Versátil e corajoso, o Schnauzer mostrou a sua valentia durante a Primeira Guerra Mundial, servindo como cão de guarda e transporte no exército Alemão e na Cruz Vermelha.
Com o tempo, a personalidade carinhosa e equilibrada do Schnauzer fez com que a raça conquistasse espaço também como cachorro de companhia.
A popularidade cresceu tanto que, a partir da variante Standard, surgiram duas novas versões destes cães com visual rústico:
Esses cães logo atravessaram o Atlântico, chegando aos Estados Unidos no início do século XX como membros de famílias de imigrantes alemães.
O American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça definitivamente em 1904, seguido pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1955.
Hoje, tanto o AKC quanto a FCI dividem as três variedades de Schnauzer como raças distintas, dividindo-as principalmente pelo seu porte — mas não apenas por isso.
No Brasil, estes cães ativos e espertos conquistaram o coração de famílias em diferentes partes do país, virando até personagem de gibi nacional!
Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, o cachorro Schnauzer se destaca pelo seu temperamento vivo, tranquilo, alegre e leal.
Brincalhão e paciente, ele se dá bem com crianças e adora participar das atividades da casa, seguindo seus humanos por onde quer que eles vão.
Eternos filhotes, possuem um espírito arrojado que combina com tutores ativos, capazes de acompanhar o seu ritmo intenso.
Afinal, são inteligentes e ainda guardam a energia de um cão de trabalho, o que exige boas doses de exercícios físicos e estímulo mental regular.
Do contrário, podem ficar entediados e criar suas próprias formas de diversão, como destruir objetos e atrapalhar qualquer atividade em que seus tutores estejam imersos.
Ao mesmo tempo, os Schnauzers são corajosos, atentos e protetores, qualidades que os tornam excelentes cães de guarda.
Sempre vigilantes, não hesitam em alertar a família diante de qualquer sinal de ameaça, então não se espante se ele provocar uma briga com outro pet que se aproxime do portão!
Graças à obediência e facilidade de aprendizado, são cães relativamente fáceis de treinar, ideais até para tutores de primeira viagem com pouca familiaridade com adestramento.
Como são extremamente apegados à família, não gostam de ficar isolados em canis ou quintais, exigindo um contato próximo com seus humanos para se sentirem plenos e felizes.
Hoje em dia, existem três variações oficiais da raça, que podem ser divididas conforme o porte de cada Schnauzer:
Além do tamanho, outra diferença entre o Schnauzer Mini e Gigante é a variedade de cores aceita no padrão oficial de cada raça.
O Schnauzer Miniatura, por exemplo, exibe os tons preto sólido, sal e pimenta, preto e prata e branco puro — sendo que esta última não é prevista no padrão da versão Gigante.
As três variedades de Schnauzer ocupam ótimas posições no ranking de inteligência canina de Stanley Coren, que avalia a capacidade de aprendizado e obediência das raças de cães.
Segundo os testes do especialista em comportamento animal, a versão Miniatura é a 12ª raça mais inteligente do mundo, seguida pela Standard, em 18ª, e a Gigante, em 28ª.
A aparência única do Schnauzer também fez com que a raça virasse uma figurinha carimbada em filmes, desenhos e outros campos da cultura pop.
Bidu, o cão do Franjinha, da Turma da Mônica, foi inspirado neste cão charmoso — embora a sua pelagem azul-celeste definitivamente não faça parte do padrão da raça.
O personagem foi a primeira grande criação do Maurício de Souza, e virou o símbolo oficial da Maurício de Souza Produções, um marco na cultura nacional.
Em 2025, Monty, um imponente Schnauzer Gigante, conquistou o título de Best in Show no Westminster Kennel Club Dog Show — a principal categoria da competição.
A mais importante exposição de cães dos Estados Unidos reúne exemplares de diferentes raças todos os anos, avaliando padrão, comportamento e apresentação de diversos pets.
Favorito absoluto da edição, Monty já havia se destacado nos anos anteriores, mostrando a relevância e prestígio das raças de cachorro Schnauzer na comunidade canina.

Forte e longa, com barba no focinho e sobrancelhas cerradas cobrindo parte dos olhos.
Caídas, em forma de V, inseridas altas e voltadas para a frente.
Compacto, musculoso e nobremente arqueado.
Natural, portada em forma de sabre ou foice.
Pelos duros, densos, duplos e de arame, mais curtos na testa e nas orelhas.
A tosa do Schnauzer exige atenção especial dos tutores, já que manter a barba e as longas sobrancelhas da raça pode não ser uma tarefa fácil.
Afinal, estes cachorros possuem uma pelagem dupla, com subpelo macio e uma camada externa dura e áspera que cresce mais rápido na região do rosto.
Se a pelagem externa for tosquiada em vez de raspada à mão, ela perde resistência à sujeira, espinhos e água, o que aumenta a queda de pelos e a sujeira na casa.
Por isso, o ideal é levar ao pet a um profissional acostumado com os traços típicos da raça para aparos completos a cada dois ou três meses.
Neste intervalo, os tutores devem lavar a barba e os pelos das patas do Schnauzer a cada 10 dias, evitando o acúmulo de sujeiras ou resíduos de ração, fezes e urina.
Sessões semanais de escovação de pelo também ajudam a manter a pelagem saudável e bonita, evitando nós e preservando a textura natural dos fios.
Se quiser algumas dicas e estilos de tosa para Schnauzer, compilamos informações essenciais neste artigo. Confira!
Brincalhões e cheios de energia, os cães Schnauzer precisam de pelo menos 1 hora de exercícios diários para manter o equilíbrio, embora costumem aceitar muito mais que isso!
Apegados aos seus humanos, esses pets adoram atividades interativas, como longas caminhadas em espaços abertos e esportes caninos.
Por isso, a lista de exercícios para Schnauzer é extensa e conta com opções variadas, como:
Para tutores com menos disposição, a raça se adapta bem a atividades de menor impacto, como brincadeiras de buscar e passeios espaçados.
Mas atenção: neglicenciar a rotina de exercícios não é uma opção. Afinal, um Schnauzer entediado fará questão de mostrar sua insatisfação, seja com latidos ou móveis roídos.
Neste artigo, você descobre como o enriquecimento ambiental torna o dia a dia do seu Schnauzer mais divertido e completo, com dicas extras de como colocá-lo em prática!
Como qualquer outra raça, os cachorros Schnauzer Mini e Standard estão vulneráveis a parasitas e precisam seguir um protocolo de proteção regular contra essas ameaças.
A administração dos vermífugos varia conforme o tipo do medicamento, porte e frequência com que seu pet sai de casa, e deve ser definido com a ajuda de um veterinário.
Seguir um calendário de aplicações de antipulgas e anticarrapatos também é muito importante, e pode ser feito de inúmeras maneiras.
Hoje em dia, existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais que mantêm o seu animal livre das pulgas, carrapatos, mosquitos e outros parasitas indesejados.
Converse sempre com um veterinário de sua confiança para escolher a opção que mais se adequa à rotina do seu cachorro.
Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves, reduzindo a qualidade de vida do seu Schnauzer. Logo, não vale a pena arriscar!
Para saber mais sobre o protocolo de vermifugação indicado para cães, leia nosso artigo na íntegra!
A alimentação do Schnauzer deve ser balanceada e adaptada à fase de vida do pet (filhote, adulto e sênior), garantindo toda a energia que estes companheiros ativos e leais precisam.
As linhas Super Premium são as mais indicadas para a raça, pois oferecem ingredientes de alta qualidade e boa procedência em um mix variado e super nutritivo!
Nesta categoria, é possível encontrar fórmulas específicas de ração para Schnauzer, desenvolvidas conforme as necessidades únicas destes cães.
Com níveis de gorduras, carboidratos e proteínas adaptados, estes rótulos promovem a diluição urinária, reduzindo as chances urólitos — condição muito comum na raça.
Outras opções interessantes são as linhas para cachorro de porte mini e médio: a primeira para o Schnauzer Miniatura e a segunda para o Standard.
Afinal, essas rações oferecem uma suplementação adequada que apoia a saúde gastrointestinal, dermatológica, articular e bucal da raça, com ótimas doses de:
As versões para Schnauzer mini ainda contam com croquetes adaptados, que facilitam a mastigação sem sobrecarregar a mandíbula dos pequenos.
Cães acima do peso podem precisar de uma dieta especial à base de ração light, que favorece o emagrecimento, já que a obesidade prejudica a saúde geral dos pets.
Vale lembrar que nenhuma troca deve ser feita sem orientação veterinária, pois só um profissional poderá avaliar as necessidades metabólicas de cada Schnauzer.
Quer algumas dicas de rótulos que oferecem uma nutrição adequada para cães? Então leia nosso artigo completo com opções para todos os estilos e bolsos!
A maioria dos Schnauzers adultos se adapta bem a duas refeições por dia, com porções adequadas ao seu peso, idade e nível de atividade.
No entanto, alguns cães da raça podem comer mais rápido do que deveriam, ocasionando episódios de regurgitação, vômitos, engasgos e desconfortos gastrointestinais.
Nestes casos, é possível dividir as porções em pequenas refeições mais espaçadas ou apostar em tigelas de alimentação lenta.
Para definir a quantidade ideal de ração para o seu Schnauzer, lembre-se de ler as indicações nos rótulos das embalagens ou consulte um veterinário.
Assim, você oferecerá exatamente o que o pet precisa, sem excessos nem faltas que possam prejudicar o seu crescimento saudável.
No dia a dia, os cuidados com a pelagem do Schnauzer são a principal preocupação dos tutores da raça.
Afinal, estes cachorros rústicos são práticos e de baixa manutenção, exigindo apenas banhos regulares, escovações e tosas profissionais para manter seu formato típico.
Além disso, como qualquer outro pet, a inspeção e higienização dos olhos e das orelhas deve fazer parte da rotina do Schnauzer, ajudando a prevenir infecções e desconfortos.
Na tabela, confira um resumo prático com os hábitos de higiene recomendados para a raça!
| Cuidado | Frequência | Produtos Indicados |
|---|---|---|
| Banhos | Mensais | Shampoo suave veterinário |
| Tosa | A cada 2-3 meses | Tosa profissional |
| Limpeza de bigodes e patas | A cada 10 dias | Lenços umedecidos ou solução veterinária para patas |
| Escovação | Semanal | Escova de pinos |
| Higienização dos olhos | Semanal | Algodão umedecido ou limpa lágrimas |
| Inspeção das orelhas | A cada 1–2 semanas, com limpezas conforme necessidade | Solução otológica veterinária |
Os banhos periódicos também são ótimos momentos para analisar a saúde dermatológica do Schnauzer — raça com predisposição à dermatite folicular.
Essa inflamação nos folículos pilosos causa coceira, vermelhidão e queda de pelos, mas pode passar despercebida sem uma inspeção frequente.
Para reduzir os riscos de irritações, prefira shampoos veterinários suaves, formulados especialmente para cães.
E se você quiser aprender o passo a passo de como dar banho em cachorro em casa, confira nosso artigo completo no Blog da Cobasi!
O Schnauzer é um cachorro forte e saudável, com uma expectativa de vida média que pode variar entre os 13 e 16 anos de idade.
No entanto, como todas as outras raças de cães, estes pets possuem predisposição a alguns problemas de saúde, relacionados principalmente ao trato urinário.
Em geral, algumas doenças comuns em Schnauzers são:
Além destas condições, Schnauzers Miniaturas também podem desenvolver o Complexo Mycobacterium Avium (MAC), uma doença imunológica rara e grave.
Felizmente, a alteração parece estar ligada a uma linhagem específica da raça e pode ser detectada por meio de testes genéticos.
A chave para manter a saúde do Schnauzer Miniatura, Standard e Gigante em dia é a adoção de uma rotina de cuidados preventivos.
Alimentação balanceada, exercícios regulares e higiene adequada são pilares fundamentais para o bem-estar da raça — mas não para por aí.
Check-ups veterinários anuais, com exames periódicos e avaliação física devem estar sempre no radar dos tutores.
Afinal, o acompanhamento profissional permite que qualquer alteração de saúde seja identificada rapidamente, aumentando as chances de tratamentos eficazes.
Assim, seu Schnauzer pode viver longos anos ao seu lado, com saúde, energia e qualidade de vida para dar e vender!
A vacinação também é um cuidado preventivo que ajuda a manter o Schnauzer forte, saudável e protegido contra doenças que podem colocar sua vida em risco.
Filhotes devem receber o protocolo de imunização inicial completo e, depois disso, os cães adultos precisam ser vacinados anualmente para estender a proteção.
Lembre-se de consultar um médico-veterinário de confiança para definir o protocolo de imunização ideal, ajustado à idade, porte e estilo de vida do seu Schnauzer!
No infográfico abaixo, mostramos as principais vacinas e frequência de aplicação recomendada para cachorros.

A inteligência é uma das maiores virtudes do Schnauzer. E se por um lado isso facilita o seu aprendizado, por outro, pode ser um grande desafio para tutores menos experientes.
Afinal, esses cães espertos são rápidos em antecipar situações e podem controlar a rotina da casa, impondo as suas vontades quando não recebem um acompanhamento firme.
Ao notar os primeiros sinais de que o seu tutor vai sair para um passeio, por exemplo, um Schnauzer pode escapar pela porta ou reclamar até que seja permitido acompanhá-lo.
Além da esperteza, a raça também pode ser teimosa e usar sua inteligência para “driblar” comandos — o que exigirá paciência e a correção imediata de comportamentos ruins.
Em geral, o treinamento da raça deve ser consistente, sólido e começar cedo, de preferência a partir das 8 semanas de vida do animal.
Alguns Schnauzers podem ser mais agitados do que o normal, com um instinto de caça tão aguçado que acaba gerando atitudes inadequadas, como perseguir crianças ou outros pets.
Para evitar esse tipo de complicação, invista em socialização ainda na fase filhote, garantindo que o cão cresça equilibrado, confiante e com bons hábitos de convivência.
Com estímulos positivos e paciência, o Schnauzer se tornará um cachorro obediente, brincalhão e bem-educado, trazendo ainda mais alegria e harmonia para o convívio familiar.
Receber um filhote de Schnauzer vai transformar a rotina da casa. Afinal, estes pequenos são cheios de energia e vão precisar de muita ajuda para crescerem felizes e fortes.
Além de preparar um espaço seguro — longe de escadas, fios e objetos que possam ferir um cãozinho explorando o seu novo habitat — os tutores devem oferecer:
Com esses cuidados, seu Schnauzer filhote se tornará um adulto saudável e equilibrado, pronto para criar lindas memórias com a sua família.
E para facilitar sua rotina, na Cobasi você encontra uma categoria especial de produtos para filhotes, com tudo o que seu novo melhor amigo merece! Aproveite para explorar!

Sim! Apesar do alto nível de energia, os cães Schnauzer se adaptam bem à vida em espaços reduzidos, especialmente a variação miniatura da raça.
No entanto, como são cães enérgicos, precisam gastar energia diariamente com passeios, brincadeiras e atividades ao ar livre.
Os Schnauzers Standard e Gigante também podem viver bem em apartamento, mas exigem espaços um pouco maiores e mais tempo de atividade física.
Não. O Schnauzer perde pouco pelo em comparação com outras raças, o que o torna uma boa opção para quem se incomoda com o acúmulo de fios pela casa.
Ainda assim, é importante manter uma rotina de escovação semanal para retirar a pelagem morta e evitar nós.
Caso você perceba uma queda de pelo acentuada e recorrente, procure um veterinário! A alopecia é um sinal comum de dermatites e problemas de saúde, então vale a pena investigar!
Sim! O Schnauzer é conhecido por ser um companheiro leal e dedicado à família. Ele não se apega apenas a uma pessoa, mas cria laços com todos os membros do lar.
Brincalhão e paciente, se dá bem com crianças e outros animais, especialmente quando é socializado desde filhote.
De qualquer forma, é sempre recomendado supervisionar interações com os pequenos para evitar acidentes ou erros de manejo que podem gerar acidentes.
De modo geral, sim — os Schnauzers são conhecidos por serem cães vocalmente expressivos. E é isso que os torna ótimos cachorros de guarda!
É claro que, como todos os outros cães, a raça pode latir por motivos diferentes, como tédio, fome, medo, solidão ou simplesmente para chamar atenção.
A boa notícia é que, com treinamento adequado e bastante estimulação mental, é possível controlar os latidos excessivos e garantir uma convivência mais harmoniosa e silenciosa.