O gato Siamês é um felino sociável, companheiro e apegado, que adora seguir seus tutores pela casa e está sempre em busca de uma nova aventura.
Com um ...
O gato Siamês é um felino sociável, companheiro e apegado, que adora seguir seus tutores pela casa e está sempre em busca de uma nova aventura.
Com um ...





O Siamês é uma raça antiga de gatos de origem asiática, mais precisamente da cidade de Ayudha, capital de Sião, atual território da Tailândia.
Segundo historiadores, os primeiros registros destes felinos são encontrados em uma coleção de manuscritos chamada Tamra Maew (O livro dos Poemas do Gato), de 1351.
Muito valorizado pela nobreza tailandesa, algumas lendas dizem que esse gato oriental servia como guarda de templos budistas e até do próprio rei!
Por serem ágeis e atléticos, os felinos eram colocados em colunas altas na sala do trono, prontos para saltar e defender seu tutor imperial de qualquer ameaça inesperada.
A história pode não passar de um mito, mas a raça era tão respeitada que no início, só podia ser criada pela família real da Tailândia, ficando conhecidos como Royal Cats of Siam.
Sua entrada no Ocidente se deu pela Grã-Bretanha, quando um gato Siamês foi oferecido como presente do Rei de Sião à irmã de um cônsul britânico, em 1884.
O felino asiático logo ganhou popularidade, sendo exibido em eventos por toda Inglaterra — incluindo mostras de gatos no Crystal Palace, em Londres.
Nos Estados Unidos, seu primeiro lar foi a própria Casa Branca, quando em 1878, o presidente Rutherford B. Hayes recebeu o Siamês "Siam" como presente em Bangkok.
Popular e amado tanto pela aparência elegante quanto pelo temperamento ativo, a raça foi reconhecida pela The Cat Fanciers’ Association em seus primeiros registros, em 1906.
Anos mais tarde, o gato Siamês finalmente chegou ao Brasil — já na década de 1970 — ganhando fama como um animal de companhia brincalhão e apegado!
Segundo a Associação Internacional de Gatos (TICA), o Siamês é um gato ativo, amoroso e sociável — o pet perfeito para quem busca muita interação no dia a dia!
Isso porque este felino elegante também é extremamente brincalhão e ama atenção, podendo passar horas envolvido em atividades com os seus humanos.
Tanto que, para alguns tutores, o comportamento do Siamês é muito semelhante ao de um cachorro em um corpo de gato!
Afinal, são felinos que gostam de brincar de levar e trazer, recebem os familiares na porta de casa e muitos se acostumam até a passear de coleira em ambientes externos.
Outro traço marcante do Siamês é ser um gato comunicativo, que mia bastante em diferentes momentos do dia.
Fome, vontade de brincar ou a simples necessidade de atenção são motivos para vocalização, que pode assumir entonações diversas, quase como um diálogo.
Muito inteligente, a raça tem hábitos exploratórios aguçados e pode ser um pouco travessa, abrindo portas e torneiras com facilidade quando estão entediados.
Por ser um gato que se apega ao dono, o Siamês precisa de atenção diária, sendo ideal para tutores presentes, com bastante tempo para carinhos e longas sessões de brincadeira.
Do contrário, o felino pode se sentir solitário e acabar desenvolvendo quadros de ansiedade e estresse que afetam seu bem-estar e saúde mental.
Adotá-los em dupla também é uma ótima opção! Dóceis e amigáveis, eles se dão muito bem com outros animais de estimação e vão adorar ter companhia constante durante o dia.
O Siamês é muito fácil de reconhecer pelo contraste de cores em sua pelagem, com o corpo claro em tom creme e extremidades escuras na face, orelhas, patas e cauda.
Mas você sabia que esse padrão, conhecido como point, está diretamente ligado a uma mutação genética chamada de gene Himalaia?
Segundo a National Geographic, a alteração, identificada em 2005, trata-se de um gene recessivo que torna a pelagem da raça sensível à temperatura.
Durante a gestação, os filhotes são gerados em torno dos 38 °C, e por isso se desenvolvem totalmente brancos.
Após o nascimento, as baixas temperaturas nas extremidades do corpo — como focinho, cauda, patas e orelhas — ativam a melanina do pet e escurecem com o tempo.
Por isso, os gatinhos siameses costumam mudar de coloração ao longo da vida, adquirindo sua coloração definitiva à medida que envelhecem.
O Siamês também ganhou destaque nas telas do cinema! A raça aparece nos clássicos da Disney A Dama e o Vagabundo e A Dama e o Vagabundo II: As Aventuras do Scamp, representada pelas gatas travessas Si e Am.
A raça de gatos Siamês também é famosa por bater recordes no mundo felino!
O primeiro, de maior ninhada de gatos domésticos, foi garantido por uma gata do Reino Unido, que deu à luz 19 filhotes em agosto de 1970.
Além disso, o gato Siamês Scooter detém o recorde de gato macho mais velho do mundo, tendo vivido até os 30 anos, falecendo em 2016.
A personalidade do gato Siamês conquistou diversos famosos ao redor do mundo. O galã James Dean tinha um felino da raça, que ganhou de presente de Elizabeth Taylor.
Marilyn Monroe, outra tutora apaixonada por esse felino asiático, costumava levar seu pet para os sets de filmagem.
A aparência marcante do Siamês fez com que ele servisse como base para o desenvolvimento de outras raças conhecidas de felinos, como Ocicat, Havana e Tonquinês.
O Gato Oriental (Oriental Shorthair) é provavelmente seu cruzamento mais famoso, com orelhas grandes e charmosas que chamam atenção por onde passam!
Segundo a Associação Internacional de Gatos, a variação é considerada um subtipo da raça, e a sua principal diferença está exatamente na coloração da pelagem.
Enquanto o Siamês possui as extremidades mais escuras do que o resto do corpo, o Oriental conta com um padrão de cores completamente sólidas.
Além disso, especialistas em animais acreditam que devido à reprodução seletiva da raça, hoje em dia existem duas sub-raças de Siameses:

Orelhas grandes e largas na base.
Formato triangular, com linhas retas que vão do nariz até as pontas orelhas.
Olhos azuis intensos e amendoados.
Patas e cauda escuras, com rabo longo e fino.
Curta, fina e elegante.
Mesmo sendo um ótimo gato de apartamento, o Siamês costuma ser um explorador nato e se adapta bem a passeios fora de casa.
Esse momento pode ser muito divertido tanto para o pet quanto para o seu tutor, mas requer atenção em dobro devido à exposição do felino a vermes, pulgas e outros parasitas!
A administração de vermífugos e antipulgas deve fazer parte da rotina de cuidados com o animal, evitando infestações incômodas que colocam a saúde do seu Siamês em risco.
Na Cobasi, você encontra diversas linhas de produtos específicas para gatos, que ajudam a manter seu felino sempre protegido e saudável!
O protocolo ideal deve ser definido com ajuda de um médico-veterinário, já que a frequência e tipos de produtos recomendados podem mudar conforme o peso e estilo de vida do pet.
Tire suas principais dúvidas e confira cuidados adicionais no nosso artigo completo sobre vermifugação em felinos!
Extremamente sociável e apegado ao seu tutor, o Siamês é um gato que precisa de companhia e momentos de interação com humanos.
Longos períodos de solidão podem desencadear estresse e até levar o felino a apresentar comportamentos inadequados, como miados excessivos ou marcação de território.
Para manter o equilíbrio emocional da raça, a presença e a atenção do tutor no dia a dia são requisitos obrigatórios.
Para evitar o tédio e reduzir comportamentos indesejados, além da companhia dos tutores, o Siamês precisa de um ambiente estimulante!
Como é um felino ativo e muito inteligente, ele se beneficia bastante de brinquedos interativos, que incentivam a caça, o raciocínio e a atividade física.
Além disso, arranhadores, prateleiras e locais para escalada ajudam o pet a exercer seu instinto felino de maneira segura, gastam energia e proporcionam bem-estar.
Veja como tornar a rotina do seu Siamês mais interessante com o nosso artigo sobre enriquecimento ambiental felino!
Assim como qualquer outro animal de estimação, o gato da raça Siamês deve ter uma rotina de acompanhamento veterinário regular.
Estes momentos ajudam a manter o protocolo de vacinação e de vermifugação do felino atualizado, além de garantir a identificação precoce de qualquer alteração de saúde.
No caso do Siamês, isso é ainda mais importante, já que apesar de saudável, a raça possui predisposição a problemas renais que podem ser silenciosos, mas fatais.
Com exames e avaliação profissional periódica, é possível detectar e tratar a condição de maneira rápida e segura, melhorando a longevidade e qualidade de vida do pet.
Embora tenha muita energia e um porte esbelto, o gato Siamês possui tendência ao ganho de peso e precisa de uma alimentação balanceada para evitar quadros obesidade.
As Rações Super Premium são as mais indicadas para os felinos, pois trazem ingredientes selecionados com bons níveis de proteína animal, promovendo a saciedade do pet.
Além disso, costumam oferecer nutrientes funcionais que fortalecem a saúde geral do gato, prevenindo problemas renais, urinários, articulares e bucais muito comuns na raça.
A escolha da linha deve ser adaptada à fase da vida de cada felino — filhote, adulto ou sênior — já que as necessidades nutricionais variam conforme a idade do animal.
Condições específicas, como castração, obesidade ou alergias alimentares, também podem exigir dietas especiais e até o uso de rações medicamentosas.
Para evitar dúvidas, consulte sempre um médico-veterinário na hora de montar o plano alimentar do seu Siamês!
Gatos mais apressados podem comer porções em intervalos maiores para evitar regurgitação, por exemplo. E só um profissional saberá definir a dieta ideal para cada pet.
Para te ajudar na escolha da melhor ração para o seu gato, confira dicas adicionais no nosso artigo completo sobre o assunto!
O Siamês é considerado um pet de baixa manutenção graças à sua pelagem curta e bem assentada, que cai em níveis bastante moderados.
Em geral, escovações leves e semanais são mais do que o suficiente para mantê-lo com a pelagem sempre bonita e saudável.
E por serem extremamente carinhosos, esses felinos costumam gostar muito destes momentos de interação.
Além disso, é preciso ter atenção especial com o acúmulo de sujeira em suas orelhas grandes, bem como a formação de tártaro nos dentes — muito comuns na raça.
A seguir, veja quais são os cuidados recomendados para manter seu Siamês sempre limpo e saudável!
| Cuidado | Frequência | Produtos Indicados |
|---|---|---|
| Escovação leve | Semanal | Pente de aço inoxidável próprio para pets |
| Limpeza de dobras de pele | 7 dias ou conforme necessidade | lenços umedecidos feitos para pets |
| Higienização das orelhas | Semanal | Algodão umedecido em água morna ou solução limpa orelhas |
| Escovar dentes | Todos os dias | Creme dental próprio para animais |
| Limpeza dos olhos | Semanal | Toalha macia e umedecida em água morna ou soluções próprias para a área |
| Aparo das unhas | Semanal | Cortadores de unha pet |
Atenção: por serem naturalmente limpos, os gatos Siameses raramente precisam de banho — e ele só é recomendado em casos de sujeira excessiva, como passeios ao ar livre.
Banhos frequentes podem causar estresse e até remover o óleo natural da pele dos felinos, comprometendo a barreira cutânea do pet.
Em nossos conteúdos adicionais, encontre passo a passo seguro para a higienização de orelhas e aparo de unhas em felinos!
O gato Siamês costuma ser um felino saudável que raramente adoece e possui expectativa de vida longa — como o Scooter, gato da raça que chegou aos 30 anos de idade!
Apesar disso, esses felinos apresentam predisposição a alguns problemas de saúde, como:
Além disso, os gatos Siameses tendem a ser sensíveis à anestesia, mesmo em procedimentos mais simples, como castração, esterilização e limpeza dentária.
Algumas linhagens da raça também parecem possuir predisposição à ingestão de objetos não comestíveis, um comportamento compulsivo conhecido como Alotriofagia ou Síndrome de Pica.
Por isso, os tutores devem prestar atenção redobrada a itens como elásticos de cabelo, peças de lã e plástico, que podem causar intoxicação ou obstrução fatais.
A vacinação felina é um cuidado obrigatório para o Siamês e deve ser iniciado ainda na fase filhote — quando o pet já estará apto a receber algumas vacinas, como as V3, V4 e V5.
Os imunizantes mantêm o gato seguro contra doenças fatais como a calcivirose, a clamídia, a leucemia felina e a rinotraqueite.
Além disso, as doses de vacina antirrábica protegem pet e tutores contra a raiva, uma doença transmissível para humanos com taxas de letalidade altíssimas!
Atenção: é importante lembrar que todo o cronograma pode ser alterado conforme orientação veterinária.
No infográfico abaixo, entenda quando iniciar o protocolo de vacinação do seu Siamês.
Se quiser saber mais sobre a importância e tipos de vacina para felinos, leia nosso artigo completo!

O Siamês é um gato inteligente que aprende rápido e se adapta com facilidade à vida em casa, mesmo em espaços reduzidos.
Por serem dóceis, o treinamento com reforço positivo é ideal para a raça, e eles respondem bem a comandos e até aprendem truques, como cumprimentar com "high five".
Em geral, esses felinos não costumam apresentar problemas comportamentais graves, mas dois pontos podem exigir atenção extra dos tutores:
A socialização com novos ambientes, animais e situações ajudam o Siamês a se tornar mais equilibrado e independente, e deve começar ainda na fase filhote.
Enriquecimento ambiental — com brinquedos e prateleiras — e até a adoção de outro felino também são ótimas soluções para o problema da solidão.
Em casos mais graves, o auxílio de um profissional em adestramento felino pode ser muito útil para corrigir hábitos destrutivos e miados em excesso.
Receber filhotes de gato Siamês em casa com certeza será uma experiência única e muito divertida, e alguns cuidados podem tornar esse momento ainda mais prazeroso e seguro!
Além de um enxoval completo, para se sentirem realmente em casa — incluindo bebedouros e comedouros, caminhas, cobertores e itens de higiene — invista em:
Para mais dicas de como preparar a sua casa para a chegada de um filhote, leia nosso guia completo sobre o assunto!

Sim. O Siamês é dócil, sociável e afetuoso, um ótimo companheiro para famílias com crianças e outros pets, desde que haja um período de adaptação e socialização adequado.
O Siamês verdadeiro, registrado como gato de pedigree, ou seja, oficialmente reconhecido por associações internacionais como a The Cat Fanciers’ Association, pode apresentar quatro padrões de cores:
Pode, sim! O Siamês se adapta bem à vida em apartamento, desde que receba estímulos, brinquedos e atenção diária para não ficar entediado.