Criado originalmente na Inglaterra, o Jack Russell Terrier é um cachorro pequeno e compacto, cheio de energia para correr, saltar e brincar.
Com um temperamento agitado, é uma ...
Criado originalmente na Inglaterra, o Jack Russell Terrier é um cachorro pequeno e compacto, cheio de energia para correr, saltar e brincar.
Com um temperamento agitado, é uma ...





O Jack Russell Terrier é uma raça de origem britânica criada no século XIX como um cão de caça a raposas.
Esse típico terrier inglês foi desenvolvido pelo Reverendo John Russell, que buscava um cachorro rápido, ágil e pequeno o suficiente para entrar em tocas e expulsar suas presas.
Assim, através de cruzamentos entre diferentes raças — como o Old English Terrier e o Terrier Preto e Dourado — surgiu uma linhagem de cães de trabalho compactos e encantadores.
Com o tempo, duas variações se consolidaram: o Parson Russell Terrier, mais alto e de corpo quadrado, e o Jack Russell Terrier, mais baixo e levemente alongado.
Nas décadas de 1960 e 1970, muitos exemplares da raça foram levados para a Austrália, onde começaram a ser vistos em exposições.
A Federação Cinológica Internacional (FCI) reconheceu o Jack Russell Terrier oficialmente em 2003, classificando-o como um cão do grupo dos terriers (Grupo 3).
Mesmo sendo um cachorro caçador de tocas originalmente, estes animais conquistaram o coração dos tutores como pets de companhia.
Hoje, ela é uma das raças mais populares no mundo, com clubes oficiais espalhados pela Europa, América e Austrália.
Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, o Jack Russell Terrier é um cão cheio de vida, ativo, amigável, corajoso e dono de uma expressão aguçada e inteligente.
É um cão com energia elevada e comportamento destemido. Por isso, é um cachorro hiperativo e resistente ao cansaço, demandando longas sessões de brincadeira e muita atividade física.
A raça também apresenta uma personalidade dominante e forte senso de território. Com pessoas, ele é carinhoso, brincalhão e leal, mas pode ser agressivo com outros pets se não for socializado adequadamente.
Como um cachorro alerta e curioso, possui muita disposição e ousadia para explorar, correr e perseguir. É quase como um cão grande em um corpo compacto!
Mas atenção: o Jack Russell Terrier é considerado uma raça teimosa e precisa de treinamento adequado para evitar comportamentos destrutivos.
O instinto caçador é parte inegociável do Jack Russell Terrier, e qualquer movimento pode ser interpretado como uma presa.
Então, não se assuste se ele sair em disparada atrás de um objeto que caiu ou até de animais pequenos — como esquilos e gatos — durante um passeio.
Além disso, o Jack Russell é bastante vocal e late com frequência, sendo um ótimo cão de guarda apesar do porte pequeno.
O Jack Russell Terrier é famoso por suas aparições em produções cinematográficas famosas. Ele é cão do filme "O Máskara" (1994), o Milo, fiel escudeiro de Stanley Ipkiss.
Essa também é a raça do filme "Meu Cachorro Skip" (2000), obra que encantou o público americano nas telonas.
E até o Brasil tem a sua estrela: o Jack Russell Terrier Pimpão, de Ainda Estou Aqui, longa que venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.
Apesar do corpo compacto, o Jack Russell Terrier é extremamente atlético. E fontes indicam que esses cães podem saltar até 1,5 metro de altura — quase cinco vezes a sua própria estatura!
Por isso, muito cuidado com portões e cercas baixas no quintal. Escapar não será uma tarefa difícil para um cachorro da raça.
Charmosos, espertos e cheios de energia, os cachorros Jack Russell Terrier já conquistaram o coração de muitas celebridades. Lindsay Lohan, Serena Williams e Mariah Carey são algumas das apaixonadas pela raça.
O Jack Russell Terrier Bothie entrou para a história ao acompanhar o explorador britânico Sir Ranulph Fiennes, seu tutor, em expedições tanto ao polo norte quanto ao sul.
Depois da aventura, o cão virou celebridade no Reino Unido, ganhou prêmio no Crufts em 1983 e entrou para o Guinness Book of Pet Records.

Caídas ou dobradas para a frente, cobrindo a abertura do canal auditivo.
Proporcional ao corpo, focinho preto com stop curto.
Compacto e retangular, musculoso e bem angulado.
Curvada em repouso e ereta em movimento.
Curta e com subpelo, pode ser lisa, quebrada ou dura.
Manter seu cachorro protegido contra parasitas internos e externos evita doenças graves, alergias incômodas e até contaminações no ambiente.
E, para uma raça ativa e curiosa como o Jack Russell Terrier, que adora explorar cada cantinho da casa ou do quintal, esse cuidado é ainda mais importante!
A exposição constante a locais variados aumenta o risco de contato com diferentes tipos de vermes e endoparasitas que causam verminoses.
Esse problema pode ser combatido com a vermifugação periódica, e os intervalos entre as doses devem ser seguidos à risca, sempre conforme a orientação do médico-veterinário.
No combate contra parasitas externos, a prevenção contínua é fundamental. As pulgas podem causar alergias de pele e carrapatos transmitem doenças graves, como a erliquiose e a babesiose canina.
Para evitar essas ameaças, é essencial manter uma rotina de proteção com o uso de coleiras, pipetas, comprimidos ou soluções tópicas seguras e eficazes.
Na Cobasi, você encontra os melhores vermífugos, antipulgas e carrapatos. Aproveite!
O Jack Russell Terrier precisa de muito exercício físico para manter o corpo ativo e a mente equilibrada. Do contrário, pode desenvolver estresse crônico e até depressão canina.
Esses distúrbios impactam a saúde mental e física dos pets, causando comportamentos inadequados e até automutilação, como lambedura excessiva.
Com uma energia praticamente inesgotável, essa raça não é indicada para ambientes pequenos sem uma rotina estruturada de passeios e atividades estimulantes.
Na verdade, eles precisam de pelo menos uma hora de atividades diárias — incluindo passeios, caminhadas e brincadeiras estimulantes.
Por isso, ele é considerado um cão para famílias dinâmicas, ideal para tutores ativos que adoram esportes como corridas, passeios de bicicleta e ocupações ao ar livre.
O enriquecimento ambiental é uma estratégia indispensável para o bem-estar e a qualidade de vida do Jack Russell Terrier.
Inteligente, curioso e cheio de energia, esse pet está acostumado a correr e caçar, e precisa de estímulos diários para não se sentir entediado ou estressado.
A ideia do enriquecimento ambiental é modificar o espaço onde o pet vive, oferecendo desafios que estimulem seus instintos, como farejar, escavar e perseguir.
Algumas formas práticas de incluir esses estímulos no dia a dia do seu Jack Russell são:
Por ser um cão com forte necessidade de estímulo mental, o Jack Russell se beneficia muito de jogos de inteligência, desafios simples e sessões curtas de adestramento.
Como todo cachorro, o Jack Russell Terrier precisa de consultas veterinárias frequentes para manter a saúde sempre em dia!
Esses momentos ajudam a identificar condições e prevenir doenças, além de apoiar o cumprimento adequado do calendário de vacinação e vermifugação.
Com um check-up ortopédico e oftalmológico anual, você também evita que quadros ósseos e oculares comuns na raça passem despercebidos, garantindo o cuidado precoce.
A alimentação do Jack Russell Terrier precisa ser equilibrada e adaptada ao seu porte, idade e alto nível de energia.
Essa raça pode ser um pouco gulosa, então apesar da hiperatividade, costuma ganhar peso com facilidade se não houver um controle rigoroso da dieta.
Além disso, cães Jack Russell têm predisposição a problemas nas articulações — e uma boa alimentação deve conter aditivos funcionais que apoiem essa região.
Em geral, as rações Super Premium são as mais indicadas, já que oferecem ingredientes de alta qualidade, ótimo valor energético e grande variedade nutricional.
Na hora de escolher a ração do seu Jack Russell Terrier, avalie a presença de nutrientes que combinem com as necessidades da raça, como:
As proteínas são essenciais para o desenvolvimento e manutenção da massa muscular, principalmente em cães ativos como o Jack Russell.
Prefira rações com boas fontes de proteína animal — como frango, cordeiro e carne bovina — em alta porcentagem (30% da alimentação seca).
Antioxidantes naturais, como a vitamina E, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e aumentam a vitalidade.
Isso é essencial para cães que adoram passear e correr ao ar livre, como o Jack Russell.
A condroitina mantém a saúde das cartilagens em dia, prevenindo problemas de articulação muito comuns na raça, como alterações no joelho e no quadril.
Cães de pequeno porte podem ter fezes ressecadas, o que prejudica a saúde gastrointestinal.
Frutoligossacarídeos e outros prebióticos (MOS, FOS e GOS) contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, garantindo uma digestão saudável.
Essas substâncias ajudam a reduzir a formação de tártaro, promovendo a saúde bucodentária dos animais.
É um cuidado importante para raças de pequeno porte, como Jack Russell Terrier, que possuem predisposição a doenças periodontais.
Além de serem ótimas fontes de energia, as gorduras boas auxiliam na saúde da pele e da pelagem, deixando os pelos mais brilhantes e resistentes.
Possuem, também, uma ação anti-inflamatória natural, beneficiando as articulações e imunidade dos cães.
Para garantir que o seu Jack Russell receba uma dieta completa e equilibrada, sempre ofereça rações para cães de pequeno porte.
Essas fórmulas possuem alta densidade energética, além de croquetes adaptados ao tamanho da boca do pet — exatamente como um terrier cheio de vida precisa!
Além disso, as linhas devem variar conforme a fase da vida do animal, seguindo formulações específicas para um Jack Russell filhote, adulto ou sênior.
Petiscos naturais também são excelentes agrados e o seu pet vai amar tê-los na dieta. No entanto, evite ultrapassar a quantidade calórica recomendada para prevenir a obesidade.
A alimentação de um Jack Russell deve ser dividida em alguns momentos e porções durante o dia. Isso pode variar de acordo com as características únicas de cada pet.
Na dúvida, siga as orientações presentes nas embalagens de ração e consulte um veterinário para montar um plano alimentar equilibrado e completo!
Neste artigo, compilamos dicas para te ajudar a escolher a melhor ração para o seu cachorro. Confira!
Apesar de ser muito aventureiro, o Jack Russell Terrier é um cachorro de baixa manutenção em termos de higiene — principalmente quando comparado a raças de pelagem longa.
No entanto, como qualquer outro pet, esse cão pequeno precisa de cuidados com os pelos, olhos, dentes e unhas para se manter saudável e limpo. Veja os principais:
O Jack Russell Terrier possui subpelo e uma pelagem externa resistente a intempéries, que pode apresentar três variações oficiais:
A escovação é importante para todos os tipos de pelagem e deve ser feita ao menos uma vez na semana.
Afinal, ela remove o excesso de pelos mortos, evita nós e espalha o óleo natural da pele, garantindo a saúde e o brilho dos fios.
Segundo o American Kennel Club, Jack Russell Terriers de pelagem lisa devem ser escovados com uma escova macia ou luvas de borracha. Para os de pelos duros e quebrados, prefira um pente próprio para cães.
Durante a troca de pelos — geralmente duas vezes ao ano — tutores podem precisar aumentar a frequência para controlar a queda de pelos e evitar o acúmulo pela casa.
Banhos a cada 4–6 semanas costumam ser suficientes para os cães da raça Jack Russell Terrier, graças à sua pelagem curta.
No entanto, o estilo de vida ativo pode fazer com que os pets sujem seus pelos mais rapidamente. Nestes casos, os banhos também são bem-vindos!
Caso você opte pela higienização em casa, use produtos específicos para animais e seque a pelagem imediatamente após o processo.
O Jack Russell tem predisposição a alergias na pele, e o acúmulo de umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias que podem desencadear quadros de dermatite.
Em geral, os cães da raça Jack Russell não precisam de tosas frequentes, uma vez que os seus pelos são naturalmente curtos.
No entanto, cachorros com pelagem dura e quebrada podem precisar da tosa manual (handstripping) durante as trocas de pelo, para remover os fios mortos com mais facilidade.
A depilação deve ser feita por um tosador profissional, já que envolve o uso de instrumentos específicos, como uma faca com dentes e tesouras semi-dentadas.
Na Pet Anjo, nossa empresa parceira, você encontra especialistas treinados para realizar a tosa manual do seu Jack Russell Terrier com segurança e muito cuidado!
Cães Jack Russell Terrier possuem predisposição a condições oftalmológicas. Por isso, é importante manter a região dos olhos limpa, sem acúmulo de líquidos e secreções.
Você pode higienizar a área com um algodão umedecido em água morna ou lenços específicos para pet. O ideal é que o processo seja feito diariamente.
As orelhas do Jack Russell Terrier devem ser verificadas toda a semana. Faça a higienização correta do ouvido quando houver cera visível ou sujeira.
Atente-se sempre aos sinais de otite — como vermelhidão, inchaço e odor forte — e leve o animal para uma avaliação médica assim que notar os sintomas.
Escovar os dentes do seu Jack Russell Terrier diariamente é fundamental para prevenir tártaro e doenças gengivais, muito comuns em cães de pequeno porte.
Introduzir esse cuidado desde filhote torna a adaptação mais fácil, e você deve usar pastas específicas para animais durante o processo.
Unhas grandes podem causar acidentes, dificultar a mobilidade e até gerar inflamações e infecções se adentrarem as almofadinhas dos cães (coxins).
Cachorros da raça Jack Russell Terrier devem aparar as unhas uma vez ao mês. Isso pode ser feito por profissionais, durante os banhos, ou em casa, pelos tutores.
Neste caso, é preciso tomar muito cuidado para não cortar mais do que o necessário e acabar atingindo o sabugo do animal (parte avermelhada), ou o pet sentirá muita dor.
Os cachorros Jack Russell Terrier costumam ser alegres, saudáveis e resistentes, pouco propensos a problemas físicos e doenças.
Aliás, possuem uma longevidade alta, chegando até aos 15 anos quando recebem os cuidados adequados.
Ainda assim, como acontece com todas as raças, podem apresentar predisposição a algumas condições de saúde específicas, como:
O sobrepeso por sedentarismo também é um motivo de preocupação para o Jack Russell Terrier, especialmente em animais que não recebem estímulos suficientes em sua rotina.
Mas atenção: predisposição não significa que o pet desenvolverá a doença com certeza. Com os cuidados certos é possível aumentar o bem-estar e manter a saúde física e mental do Jack Russell Terrier em dia.
Manter a vacinação do Jack Russell Terrier em dia garante a sua saúde e a de todos ao seu redor. A imunização previne enfermidades altamente contagiosas e fatais, como a cinomose, a leptospirose e a raiva — algumas delas, transmissíveis para humanos.
Durante os primeiros meses de vida, o filhote deve receber uma série de vacinas iniciais e, depois, manter reforços regulares ao longo dos anos para melhorar sua imunidade.
Entenda como o cronograma de vacinação dos cachorros funciona nesse infográfico completo:

O Jack Russell Terrier é um cão inteligente, curioso e com forte instinto de caça, características que tornam o adestramento uma parte essencial da sua criação.
Do contrário, ele pode se tornar desobediente e causar confusão perseguindo e atacando pets menores, vistos como presas.
Essa raça também é conhecida por sua teimosia e alto nível de energia, por isso, precisa de limites claros desde filhote e é melhor para tutores experientes.
A chave para o sucesso está em tornar o treino divertido e estimulante. Cachorros Jack Russell Terrier aprendem com facilidade, mas também ficam entediados com rapidez.
Aposte em sessões dinâmicas, curtas e envolventes. Esses cães adoram resolver problemas, dominar truques e até apresentar o que sabem!
Por serem cães sensíveis e voltados à interação com pessoas, o Jack Russell Terrier responde muito melhor ao adestramento com reforço positivo.
Isso significa recompensar os comportamentos desejados com petiscos, elogios e brincadeiras, em vez de punir os erros.
Esse tipo de abordagem estimula o aprendizado de forma mais natural e fortalece a confiança entre tutor e pet.
Além disso, mantém o cão motivado e interessado durante as sessões, o que é essencial para uma raça com curto tempo de atenção como essa.
Com paciência, consistência e estímulos corretos, até mesmo os cachorros Jack Russell mais obstinados podem se tornar obedientes e bem-educados.
Se estiver com dificuldades para treinar seu Jack Russell, contar com a orientação de um profissional pode fazer toda a diferença.
Especialistas em adestramento ajudam a identificar a melhor abordagem e ajustar o treino de forma personalizada, respeitando o temperamento e o ritmo de aprendizado do seu cão.
Receber um filhote de Jack Russell em casa é uma experiência empolgante, mas que exige dedicação. Nessa fase, o pet está em pleno desenvolvimento físico e comportamental, e cada cuidado faz diferença para garantir um crescimento saudável e equilibrado.
Confira os pontos essenciais:
Após o desmame, filhotes de Jack Russell devem comer ração específica para filhotes de porte pequeno.
Esse tipo de alimento contém os nutrientes adequados para o desenvolvimento de músculos e ossos, com doses extras de proteína essenciais nesta fase. Além disso, os grãos são menores e mais palatáveis.
Mantenha água fresca sempre disponível e siga a orientação veterinária para ajustes na porção e dieta recomendada.
A fase filhote é o momento ideal para apresentar o mundo ao seu Jack Russell Terrier. Estimule uma socialização positiva com:
Essas experiências ajudam a formar um cão mais equilibrado, confiante e com menos chance de desenvolver comportamentos indesejados e agressividade no futuro.
A proteção contra ectoparasitas e vermes deve começar nos primeiros meses de vida de um filhote, com doses da vacina múltipla (V8/V10) e antirrábica.
Por isso, não leve seu filhote a passeios até que ele esteja devidamente protegido! O contato com um ambiente ou outros animais infectados pode causar doenças graves.
Além das vacinas, também é importante iniciar a vermifugação e controle de pulgas e carrapatos, com produtos próprios para filhotes e sempre sob orientação veterinária.

Sim. Apesar da pelagem curta, o Jack Russell Terrier perde uma boa quantidade de pelos, especialmente durante as trocas sazonais. A escovação semanal ajuda a reduzir o acúmulo, mas eles não podem ser considerados cachorros hipoalergênicos.
Por sua função de caça, o Jack Russell Terrier prefere ambientes maiores, com quintais para correr, saltar e escavar. Entretanto, podem se adaptar a espaços menores desde que o tutor ofereça estímulos físicos e mentais diários.
Em geral, o Jack Russell Terrier é uma raça muito carinhosa com humanos de todas as idades. Por isso, é um cachorro bom com crianças (se bem socializado).
Sem a socialização adequada, pode ser mais assertivo e menos tolerante aos pequenos, necessitando de supervisão durante os momentos de interação.